A saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social completo. É assim como a ausência de doença ou enfermidade. Existem diversas definições diferentes de saúde. A Organização Mundial da Saúde usa uma descrição holística e acrescenta todos os 3 determinantes. Neste post, discutiremos os diferentes determinantes da saúde e como eles afetam a saúde.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde são um conjunto de fatores econômicos e sociais que influenciam a saúde de um cidadão. Estes fatores adicionam status econômico, desempenho educacional e acesso aos cuidados de saúde. Reconhecer estes fatores e tomar medidas pra resolvê -los poderá fazer uma enorme diferença pra saúde geral de um indivíduo.
Os determinantes sociais estão afetando a saúde das pessoas de inúmeras formas, pela forma como são tratadas no ambiente de trabalho pros ambientes públicos onde vivem. Eles bem como afetam o humor e a auto-estima das pessoas. Por exemplo, um local lotado podes ser danoso à saúde dos indivíduos. Além disso, viver em um bairro inseguro podes afetar negativamente o estado mental de alguém, desse jeito, chegar estes fatores é fundamental.
O embate desses fatores não é significado similarmente por todos. Estes fatores geralmente estão ligados e conseguem afetar tudo, desde o acesso a alimentos saudáveis a oportunidades de emprego. Por fim, essa distribuição desigual de determinantes sociais resulta em desigualdade de saúde entre diferentes grupos populacionais. Estas diferenças podem persistir por gerações e até conduzir a desigualdades de saúde com base em raça ou etnia.
Determinantes físicos da saúde
Os determinantes sociais e físicos da saúde são conceitos que fornecem métricas pra avaliar programas de saúde. Estudos mostraram que existem imensas disparidades pela saúde entre diferentes grupos. Eles bem como podem amparar a discernir fatores que podem conter ou evitar certas condições e resultados de saúde. Muitas empresas direcionaram determinantes específicos para a promoção da saúde.
Os determinantes sociais da saúde adicionam fatores socioculturais e ambientais. Estes fatores têm um extenso encontro em uma ampla gama de resultados e riscos de saúde. Eles incluem fatores como engajamento social e segurança da comunidade. A qualidade de vida também desempenha um papel na explicação da saúde. Este conhecimento pode ajudar a elaborar intervenções que abordem estes fatores.
Os resultados de saúde são influenciados por uma multiplicidade de determinantes sociais e físicos, incluindo status socioeconômico, educação e acesso a serviços de saúde. Os determinantes sociais têm um encontro superior na saúde do que qualquer um importante por conta própria. Por exemplo, aqueles que vivem pela pobreza têm mais desafios em consequência a barreiras aos cuidados de saúde, moradia e emprego.
Determinantes comportamentais da saúde
Os determinantes comportamentais da saúde incluem fatores socioeconômicos e ambientais que afetam a saúde de alguém. A saúde pública se concentra em aperfeiçoar a saúde das populações, melhorando os apoios sociais e promovendo estilos de existência saudáveis. Como por exemplo, a atividade física e o sono regular contribuem pra saúde física e mental geral. A inexistência de sono está associada ao acréscimo do risco de desenvolver doenças.
Se bem que não haja causas únicas de doença, os determinantes sociais e comportamentais da saúde são altamente influentes em influenciar a saúde de uma população. Estes fatores afetam o acesso e a particularidade dos cuidados de saúde. Uma forma de mensurar a saúde de uma comunidade é ver pro paradigma de ranking de saúde do condado. Isso mostra como a saúde é afetada por fatores socioeconômicos, como este raça, educação e outros fatores.
Uma procura recente constatou que dois terços dos médicos usam um sistema computadorizado pra registrar determinantes sociais da saúde. Os fatores sociais adicionam emprego, educação e contexto da comunidade. Também, 3 quartos dos médicos registraram detalhes sobre isto determinantes comportamentais da saúde.