Conceitos de saúde 1

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como a inexistência de doença ou enfermidade. Imensas outras definições são usadas pra contar a saúde. Todavia, esses termos não são mutuamente exclusivos. Nesse artigo, revisarei alguns dos principais conceitos no campo da saúde.

Determinantes sociais da saúde

Os determinantes sociais da saúde são os fatores sociais e econômicos que provocam o estado de saúde individual. Esses fatores estão inter -relacionados e são capazes de afetar a saúde de muitas formas diferentes.

Paradigma Biopsicossocial de Saúde

O paradigma biopsicossocial de saúde e doença é baseado no conceito de que a doença é resultado de uma interação complexa de fatores, incluindo fatores biológicos, comportamentais e sociais. Oferece uma visão mais holística da saúde e doenças e acrescenta uma abordagem mais pessoal pro tratamento de pacientes.

Teoria da salutogênese

A suposição da salutogênese pra saúde enfatiza a saúde e o bem -estar de alguém. É uma abordagem holística da saúde, que considera toda a pessoa, incluindo os aspectos físicos, sociais e emocionais. Como repercussão, esse conceito podes fornecer uma suporte teórica apropriada para os programas de reabilitação psicossocial.

Resiliência

A resiliência é um componente importante dos sistemas de saúde. Podes amparar os sistemas de saúde a se adaptarem a um local em modificação, exceder os contratempos e prosperar diante da incerteza. O desenvolvimento de sistemas resilientes requer uma mentalidade transformacional que permita que os atores do sistema de saúde adotem e gerenciem a vulnerabilidade inerente e a improcedência inerentes a qualquer situação.

Saúde mental

A saúde mental é um componente importante do bem-estar físico e emocional. Manda como percebemos nosso universo e lidamos com o estresse. Ele também possui uma intervenção sobre isto como tomamos decisões e interagimos com os outros.

Saúde espiritual

A saúde espiritual é uma base sério pra saúde emocional e física. Todavia, diversos médicos tendem a impossibilitar falar dúvidas espirituais. Os profissionais médicos precisam reconhecer a conexão entre o bem-estar físico e espiritual, e a história religiosa e espiritual precisa ser incluída no prontuário médico do paciente. As instituições de saúde bem como precisam fazer parceria com líderes e empresas comunitárias para aproximar-se perguntas sociais que afetam o bem -estar espiritual dos pacientes.

Saúde financeira

A saúde financeira é uma métrica relevante a opinar pra estabelecer a saúde geral de uma comunidade. Está relativo à perícia de cumprir as obrigações atuais e de resistir aos choques financeiros. Bem como adiciona a capacidade de melhorar a circunstância financeira durante o tempo. A saúde financeira pode ser medida capturando renda, gastos e economias.